Pular para o conteúdo principal

Teologia - Eu quero uma pra viver



Volta e meia me deparo com um pregador evangélico proferindo uma frase igual ou similar a essa:

"Teologia é bom, mas sem a prática nada adianta."

Análise perfeita. Tiago já escrevia em sua carta há muito bem que a "fé sem obras é morta". Que se alguém sabe qual o bem que deve ser feito e não o faz peca por omissão.

O que me incomoda é a derivação que naturalmente vem sendo feita a partir dessa afirmação e a motivação que a traz a boca do pregador.

Primeiramente não vejo com a mesma frequência as pessoas afirmarem que as ações sem a teologia tendem ao ativismo vazio e a idéia de satisfação da justiça divina por meios humanos. A reboque desta falta de posicionamento vem a segunda questão que é a idéia passada que podemos viver nossa vida cristã de forma agradável a Deus sem estudar teologia.

Desmistificando  um pouco a questão, estudar teologia nada tem a ver com algo estéril, meramente acadêmico, sem aplicações práticas. De fato o estudo bíblico naturalmente nos leva cada dia a querer nos aprofundar mais e mais. Estudar teologia é conhecer as doutrinas bíblicas e por consequencia conhecer mais a Deus.

Doutrina, conforme Wayne Grudem , "é o que a Bíblia como um todo ensina hoje acerca de algum tópico específico", Teologia é a ciência dedicada ao "estudo de Deus e suas relações com as coisas feitas por Ele" (Tom Wells). Outros teólogos como Millard Erickson, Agostinho, A. H. Strong e Charles Ryrie, a conceitua um pouco diferente, mas o que na essência tem o mesmo sentido. Doutrina é o resultado do processo teológico, ou seja, do "fazer teologia"; logo uma Teologia ruim só pode resultar em crise de Doutrina.

A idéia que passamos a conhecer a Deus através de nossas experiências pessoais quer boas ou más é um grande equívoco sobre o qual o Diabo tem laborado facilmente na criação de falsos entendimentos de quem é Deus e qual sua relação com a humanidade.

Segundo João todo cristão deve perseverar na doutrina de Cristo: "Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho" (2 João 1:9). O apóstolo Paulo escrevendo a Tito exorta-o a falar o que era conveniente à sã doutrina (Tito 2:1). Em Apocalipse 2:14 e 15 vemos a repreensão a igreja de Pérgamo por ter seguido doutrinas diferentes da sã doutrina do Senhor Jesus, exemplos: a doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas. Igrejas que em detrimento das verdades fundamentais da Palavra de Deus, optam por tradições e doutrinas humanas, acabam deixando de ser igrejas neotestamentárias.

O estudo doutrinário é altamente relevante para o cristão. Para que ele entenda qual o seu papel nos planos de Deus. E para que entendamos de onde viemos, quem somos, o que fazemos e para onde vamos. E mais ainda conheçamos os atributos de Deus de forma clara, e que aí possamos atuar nas boas obras preparadas desde antes a fundação do mundo para que andássemos nelas.

Se não fosse pelo estudo teológico não existiria igreja reformada. Ninguém se engane, os reformadores só descobriram que havia algo errado porque estudaram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...