Volta e meia me deparo com um pregador evangélico proferindo uma frase igual ou similar a essa:
"Teologia é bom, mas sem a prática nada adianta."
Análise perfeita. Tiago já escrevia em sua carta há muito bem que a "fé sem obras é morta". Que se alguém sabe qual o bem que deve ser feito e não o faz peca por omissão.
O que me incomoda é a derivação que naturalmente vem sendo feita a partir dessa afirmação e a motivação que a traz a boca do pregador.
Primeiramente não vejo com a mesma frequência as pessoas afirmarem que as ações sem a teologia tendem ao ativismo vazio e a idéia de satisfação da justiça divina por meios humanos. A reboque desta falta de posicionamento vem a segunda questão que é a idéia passada que podemos viver nossa vida cristã de forma agradável a Deus sem estudar teologia.
Desmistificando um pouco a questão, estudar teologia nada tem a ver com algo estéril, meramente acadêmico, sem aplicações práticas. De fato o estudo bíblico naturalmente nos leva cada dia a querer nos aprofundar mais e mais. Estudar teologia é conhecer as doutrinas bíblicas e por consequencia conhecer mais a Deus.
Doutrina, conforme Wayne Grudem , "é o que a Bíblia como um todo ensina hoje acerca de algum tópico específico", Teologia é a ciência dedicada ao "estudo de Deus e suas relações com as coisas feitas por Ele" (Tom Wells). Outros teólogos como Millard Erickson, Agostinho, A. H. Strong e Charles Ryrie, a conceitua um pouco diferente, mas o que na essência tem o mesmo sentido. Doutrina é o resultado do processo teológico, ou seja, do "fazer teologia"; logo uma Teologia ruim só pode resultar em crise de Doutrina.
A idéia que passamos a conhecer a Deus através de nossas experiências pessoais quer boas ou más é um grande equívoco sobre o qual o Diabo tem laborado facilmente na criação de falsos entendimentos de quem é Deus e qual sua relação com a humanidade.
Segundo João todo cristão deve perseverar na doutrina de Cristo: "Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho" (2 João 1:9). O apóstolo Paulo escrevendo a Tito exorta-o a falar o que era conveniente à sã doutrina (Tito 2:1). Em Apocalipse 2:14 e 15 vemos a repreensão a igreja de Pérgamo por ter seguido doutrinas diferentes da sã doutrina do Senhor Jesus, exemplos: a doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas. Igrejas que em detrimento das verdades fundamentais da Palavra de Deus, optam por tradições e doutrinas humanas, acabam deixando de ser igrejas neotestamentárias.
O estudo doutrinário é altamente relevante para o cristão. Para que ele entenda qual o seu papel nos planos de Deus. E para que entendamos de onde viemos, quem somos, o que fazemos e para onde vamos. E mais ainda conheçamos os atributos de Deus de forma clara, e que aí possamos atuar nas boas obras preparadas desde antes a fundação do mundo para que andássemos nelas.
Se não fosse pelo estudo teológico não existiria igreja reformada. Ninguém se engane, os reformadores só descobriram que havia algo errado porque estudaram.
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