Pular para o conteúdo principal

Uma Eternidade de Amor, Uma Imensidade de Amor.

(Romanos 8:31-39)

No nosso mundo tudo acontece e acaba muito rapidamente, a moda dura uma semana; a música de 6 meses atrás já é flashback, até na música evangélica, bandas aparecem e desaparecem rapidamente. Rostos surgem diariamente na telinha e na telona, e somem todos os dias também. O amor que é celebrado em pomposos casamentos dura apenas meses, as vezes semanas, ou mesmo dias.

Tudo tende a ser efêmero, passageiro. Mas vamos falar de algo diferente, algo que temos dificuldade de entender plenamente e de deixar que seus efeitos sejam sentidos totalmente. O amor de Deus para com a sua criação, o homem, mas em especial o amor de Deus para com os seus escolhidos. A palavra escolhidos, muita vezes é dita de forma quase envergonhada e muitas vezes mal compreendida. Mas nós somos escolhidos! Sim escolhidos desde a eternidade para sermos alvo de seu amor que nos trás salvação, escolhidos para sua própria glória.


Analisemos três afirmações que ajudam a entender e definir esse amor:

1.  Um amor que gera ação


a.Um amor que doa – v. 32b  - Deus não poupou seu prórpio filho


b.Um amor que justifica e intercede – v. 33b e 34b


c.Um amor que protege – v. 38 e 39 – O que pode interromper o fluxo deste amor?

2.  Um amor que liberta - A acusação que pesava sobre nós, a de pecadores condenados ao inferno, foi retirada de nós por Cristo na cruz do Calvário.


a.Ele assumiu a nossa posição de pecador - Nada mais pesa sobre as nossas vidas

b.Ele nos justificou perante Deus - Tendo efetuado a nossa salvação, que outro tipo de acusação poderia fazer o diabo? Todas as acusações que pesavam sobre nós foram levadas por Cristo.

c.Somos livres para realizarmos os sonhos que Deus sonhou para as nossas vidas

3.  Um amor que faz com que nos superemos
Somos mais que vencedores – v. 37


a.Se Deus é por nós; se não pode existir acusações contra nós; e se não podemos mais ser condenados, Paulo conclui que nada nos pode separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo.

b.Ser cristão não garante isenção de dificuldades. Paulo lista 17 coisas que possivelmente nos afastaria do amor de Deus;: - tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada, morte, vida, anjos, principados, cousas do presente, cousas do porvir, poderes, alturas, profundidade e outras criaturas. Mas nada disso tem poder para nos afastar do amor de Deus.

Conclusão


A vitória sobre as provações independe das circunstâncias, pois ela foi conquistada na pessoa de Jesus Cristo. Com Cristo nós entraremos na glória de Deus além da mera história e compartilharemos para sempre do seu imenso amor. Este amor envolvente e totalmente gratuito é que nos leva a adoração e entrega a Deus.


O amor humano se limita no tempo e espaço, mas não o amor de Deus para conosco , este nunca se encerrará ou será insuficiente para agir por nós.


Um amor que começou na eternidade e vai perdurar pela eternidade. Um amor que jamais acabará. Nem no tempo, nem na sua dimensão.

Pb. Alexandre Placido (Mensagem pregada na reunião de encerramento de PRPE em Janeiro de 2008, na cidade de Juazeiro/BA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...