Pular para o conteúdo principal

Highlighteds Sins



Ando bem abatido e incomodado com certas coisas no meio evangélico.

Não vou falar dessa briga tola e demoníaca pela primazia que se envolvem os protagonistas do meio neo-pentecostal, quer sejam Mundiais, Universais, Assembleiais ou Lagoinhais.

Vou falar de algo afeito aos reformados, ciosos de sua doutrina, porém afastados do amor.

Posso estar exagerando, ou me surpreendendo com o que não é novidade. Porém quando as coisas acontecem mais próximas a nós, mesmo que não surpreendentes, somos mais tocados por elas. 

Não tenho como não me incomodar com o comportamento hipócrita com decisões baseadas em chavões e preconceitos, em geral arraigados em nós por experiências pessoais, pelas nossas origens, criação, educação etc.

Não quero nem tenho a pretensão de ser o dono da verdade, mas ao ver como as igrejas normalmente tratam as coisas dentro de suas comunidades fica a impressão que apenas dois pecados são destacados entre tudo que podemos cometer.

A não ser que alguém chegue exaltado, quantas vezes voce já viu um membro de igreja ser repreendido diretamente por um comportamento irreverente como por exemplo ficar conversando durante um culto.

Quantas vezes voces vêem um membro de igreja ser repreendido por chegar costumeiramente atrasado.

É mais fácil voce ser repreendido e disciplinado ao cometer um pecado enquanto frequenta a igreja do que se cometer o mesmo pecado estando afastado.

E existem dois pecados, danosos, porém não mais danosos do que outros, que tratamos sempre de uma maneira diferenciada. Qualquer coisa que envolva sexo ou deixar de contribuir.

Até parece que esses pecados estão destacados na Bíblia. Não estão. Mas sempre são tratados de forma mais rígida do que qualquer outra falha.

Se voce é oficial da igreja e nunca consegue chegar junto com sua família na hora certa, sem problema. Mas experimente atrasar o dízimo ou se envolver em algum ato sexual ilícito, e o mundo cairá sobre sua cabeça. Em tempo o Experimente é apenas retórico, antes que alguém me acuse de incitação.

Maledicência, falta de compaixão, falta de misericórdia pode, deixar de dar o dízimo ou dar mostras de um comportamente adúltero é o fim.

São erros são, porém não piores, nem melhores, que os outros, e que igualmente a todos devem ser tratados com amor, mansidão, misericórdia e compaixão e não com ações duras condenatórias apenas para satisfazer nossos preconceitos e "dar"satisfação.

Sei que vou levar pedradas, mas não serão as primeiras e provavelmente não serão as últimas, mas nos falta mesmo é amor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...