1 Tessalonicenses 2:1-12
Nada como receber presentes. Todos querem receber agrados.
Por mais duro que seja o coração, qual é o coração que não se sorri, mesmo que a face continue tentando parecer dura quando é tratado com gentileza, quando é agradado?
É fato que todos nós queremos ser agraciados com ações e atitudes dos que nos cercam de forma gentil, carinhosa, solícita. Isso, quando acontece, certamente nos alegra o dia e nos traz um sorriso.
No universo do evangelho pregado no nosso país tem-se dado uma enorme ênfase ao venha até Deus para que seus desejos e sonhos sejam atendidos, venha a Deus que ele satisfará os seus anseios e certamente você se agradará dEle.
Mas o evangelho que encontramos na Bíblia é um pouco diferente. Diria muito diferente.
De fato Deus também quer ser agradado e ter seus sonhos e desejos realizados em nós.
Deus requer de nós ações que o agradem, sim, Deus quer ser agradado por nós, e sim Deus é exclusivista, Ele não admite dividir nossa atenção com mais ninguém
O texto lido nos mostra claramente que fomos escolhidos e regenerados com um único propósito.
FOMOS CHAMADOS PARA AGRADAR A DEUS
Não fomos chamados para ser agradados;
Não fomos chamados para agradar aos homens;
Fomos chamados para servir e agradar a Deus.
E como fazê-lo? O texto nos dá três formas de agir para que possamos agradar a Deus.
Vamos ver três formas de agir para que possamos agradar a Deus.
1. ANDANDO HUMILDEMENTE
Não estamos falando de uma falsa modéstia, de um semblante caído, daquele ar de Inocêncio coitadinho.
Aquela pessoa que anda o tempo todo olhando para o chão. Não é isso.
Nos versos 5 e 6 lemos : “Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha. Nem buscamos reconhecimento humano, quer de vocês quer de outros. “
A humildade aqui referida tem a ver com não estar preocupado com o reconhecimento humano de suas qualidades.
Um pastor querido sempre se referia a esse tema dizendo que homens olham sua reputação e Deus se preocupa com seu caráter.”
O andar humildemente se refere a entendermos que tudo provém e depende dEle, inclusive nossas habilidade, nossos talentos.
Viver na vontade de Deus é viver na sua dependência, não esperando revelações, mas sabendo que tudo a nossa volta está sob Seu controle e que Ele sempre nos levará a bom termo se tivermos essa compreensão de dependência e subordinação o a Sua Santa vontade.
Voltando ao verso 5 lemos: Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha.”
E no verso 10: “Tanto vocês como Deus são testemunhas de como nos portamos de maneira santa, justa e irrepreensível entre vocês, os que creem. “
Paulo demonstra claramente que Deus não se agrada de meias-verdades que podem também ser encaradas como meias-mentiras.
Paulo não trocava seus discurso para agradar a homens, nem para conseguir benefícios.
Seu discurso sempre foi o mesmo independente de quem era o seu interlocutor.
Precisamos na nossa vida vivermos aquilo que pregamos e falarmos sempre da mesma forma, não podemos pactuar com nada diferente do evangelho apenas para agradar a homens e conseguirmos algumas coisas para nós mesmos.
Nos versos 8 e 9 lemos Paulo dizendo: “Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós. Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o evangelho de Deus.“
Paulo não se conformou apenas em levar o evangelho de forma acadêmica e distante, ele decidiu se “gastar” por amor àqueles a quem levava as boas novas.
A ação de Paulo significava colocar o agradar a Deus, através da Sua glorificação, colocando sua própria vida e saúde em risco.
Paulo em momento algum se furtou a declarar e agir de forma que sua própria vida não tinha maior importância do que a pregação do evangelho.
Nos cansamos muito facilmente, desistimos muito rapidamente, nos acomodamos muito convenientemente.
CONCLUSÃO
Para agradar a Deus , e precisamos sim agradá-Lo, temos que buscarmos andar humildemente, falar e agir sempre de forma verdadeira e ainda compreender que nossa vida aqui na terra não é nada se comparada a nossa vida eterna, e que ela não pode ser mais importante do que nossa missão de proclamar o evangelho de Cristo para Sua glória.
Olá gostei do blog conteudo muito bom que Deus continue abençoando. ja estou seguindo. fique na paz do Senhor Jesus.
ResponderExcluirwww.blogandodemadrugada.blogspot.com