Pular para o conteúdo principal

Chamados para agradar a Deus


1 Tessalonicenses 2:1-12



Nada como receber presentes. Todos querem receber agrados.
Por mais duro que seja o coração, qual é o coração que não se sorri, mesmo que a face continue tentando parecer dura quando é tratado com gentileza, quando é agradado?
É fato que todos nós queremos ser agraciados com ações e atitudes dos que nos cercam de forma gentil, carinhosa, solícita. Isso, quando acontece, certamente nos alegra o dia e nos traz um sorriso.
No universo do evangelho pregado no nosso país tem-se dado uma enorme ênfase ao venha até Deus para que seus desejos e sonhos sejam atendidos, venha a Deus que ele satisfará os seus anseios e certamente você se agradará dEle.
Mas o evangelho que encontramos na Bíblia é um pouco diferente. Diria muito diferente.
De fato Deus também quer ser agradado e ter seus sonhos e desejos realizados em nós.
Deus requer de nós ações que o agradem, sim, Deus quer ser agradado por nós, e sim Deus é exclusivista, Ele não admite dividir nossa atenção com mais ninguém
O texto lido nos mostra claramente que fomos escolhidos e regenerados com um único propósito.
FOMOS CHAMADOS PARA AGRADAR A DEUS
Não fomos chamados para ser agradados;
Não fomos chamados para agradar aos homens;
Fomos chamados para servir e agradar a Deus.
E como fazê-lo? O texto nos dá três formas de agir para que possamos agradar a Deus.
 Vamos ver três formas de agir para que possamos agradar a Deus.
1.    ANDANDO HUMILDEMENTE
Não estamos falando de uma falsa modéstia, de um semblante caído, daquele ar de Inocêncio coitadinho.
Aquela pessoa que anda o tempo todo olhando para o chão. Não é isso.
Nos versos 5 e 6 lemos : “Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha. Nem buscamos reconhecimento humano, quer de vocês quer de outros. “
A humildade aqui referida tem a ver com não estar preocupado com o reconhecimento humano de suas qualidades.
Um pastor querido sempre se referia a esse tema dizendo que homens olham sua reputação e Deus se preocupa com seu caráter.”
O andar humildemente se refere a entendermos que tudo provém e depende dEle, inclusive nossas habilidade, nossos talentos.
Viver na vontade de Deus é viver na sua dependência, não esperando revelações, mas sabendo que tudo a nossa volta está sob Seu controle e que Ele sempre nos levará a bom termo se tivermos essa compreensão de dependência e subordinação o a Sua Santa vontade.
 2.    FALANDO E AGINDO NA VERDADE
Voltando ao verso 5 lemos: Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha.”
E no verso 10: “Tanto vocês como Deus são testemunhas de como nos portamos de maneira santa, justa e irrepreensível entre vocês, os que creem. “
Paulo demonstra claramente que Deus não se agrada de meias-verdades que podem também ser encaradas como meias-mentiras.
Paulo não trocava seus discurso para agradar a homens, nem para conseguir benefícios.
Seu discurso sempre foi o mesmo independente de quem era o seu interlocutor.
Precisamos na nossa vida vivermos aquilo que pregamos e falarmos sempre da mesma forma, não podemos pactuar com nada diferente do evangelho apenas para agradar a homens e conseguirmos algumas coisas para nós mesmos.
 3.    GASTANDO A VIDA NA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Nos versos 8 e 9 lemos Paulo dizendo: “Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós. Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o evangelho de Deus.“
Paulo não se conformou apenas em levar o evangelho de forma acadêmica e distante, ele decidiu se “gastar” por amor àqueles a quem levava as boas novas.
A ação de Paulo significava colocar o agradar a Deus, através da Sua glorificação, colocando sua própria vida e saúde em risco.
Paulo em momento algum se furtou a declarar e agir de forma que sua própria vida não tinha maior importância do que a pregação do evangelho.
Nos cansamos muito facilmente, desistimos muito rapidamente, nos acomodamos muito convenientemente.
CONCLUSÃO
Para agradar a Deus , e precisamos sim agradá-Lo, temos que buscarmos andar humildemente, falar e agir sempre de forma verdadeira e ainda compreender que nossa vida aqui na terra não é nada se comparada a nossa vida eterna, e que ela não pode ser mais importante do que nossa missão de proclamar o evangelho de Cristo para Sua glória.

Comentários

  1. Olá gostei do blog conteudo muito bom que Deus continue abençoando. ja estou seguindo. fique na paz do Senhor Jesus.
    www.blogandodemadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...