Pular para o conteúdo principal

O Propósito de Deus para a Mulher (Rute 3.11)



Introdução

Hoje é um dos dias dedicados as mulheres. Na verdade a uma figura em especial, as mães. Mas queremos estender essa meditação a todas as mulheres, falando de uma que se destaca, não pelas suas posses, nem qualquer outro atributo material ou pessoal, mas por sua dedicação. 

Vamos falar de uma mulher que pode ser mirada como um bom exemplo de cidadã, esposa e mãe. Nem todas as mulheres são esposa e mãe, mas todas são cidadãs e Deus tem um propósito para cada uma.

O livro de Rute nos apresenta uma mulher que foi exemplo como cidadã, esposa e mãe, sob a graça de Deus!  O livro revela fraquezas humanas, como a amargura de Noemi (1.20-21), mas destaca a graça e a fidelidade de Deus (2.20; 4.14)

O elogio feito a Rute encontra similaridade com o texto de Provérbios 31:10. 

SENDO UMA MULHER VIRTUOSA

Vamos ver tres papéis que demonstram essa virtuosidade

I - A MULHER COMO CIDADÃ

1. Cidadã do Reino de Deus. A graça triunfou sobre a lei na conversão de Rute: de moabita excluída (Deuteronômio 23.3) a participante do povo de Deus abrigada sob as asas do Senhor (Rute 2.12). Pela graça somos o que somos.

2. A nova posição foi pela graça mediante a fé (Rute 1.15-16). "O teu Deus será o meu Deus; o teu povo será o meu povo". Como Abraão, ela deixou o seu povo e empreendeu uma peregrinação pela fé. Rute honrou essa posição no povo de Deus através de suas atitudes (Rute 3.12; Efésios 4.1)

3. Como cidadã da Pátria terrestre (2.6-7), Rute foi:

  • Modesta - pediu permissão para rebuscar, quando isto era um direito (Deuteronômio 24.19);
  • Trabalhadora - Tomou a iniciativa de fazer o que era possível como viúva para o sustento da casa (Rute 2.2). O testemunho do servo de Boás: desde pela manhã até agora... (2.7).
  • Leal - Manteve-se ligada a Noemi em todas as circunstâncias (1.16-17)
  • Virtuosa - Tornou-se conhecida pelo seu caráter (3.12


A mulher hoje ocupa espaço em todas as áreas da sociedade. A mulher que vive no propósito de Deus destaca-se com as mesmas qualidades de Rute no contexto em que  vive no lar e na sociedade, apesar das fraquezas próprias da natureza humana!


II - A MULHER COMO ESPOSA

1. Encantadora (3.3). Prepara-se para o seu amado não apenas no namoro e noivado, mas para a vida inteira.

2. Casta (3.6-11) - Apesar da ousadia na conquista e na sedução (3.6-9), Rute e Boás guardaram-se para a plenitude da intimidade apenas no casamento (3.10-11). A castidade e o decoro são o adorno da mulher que vive no propósito de Deus.

3. Sábia Preferiu a beleza do caráter de Boás à beleza e/ou riqueza de uma pessoa mais jovem (3.10-11). Deixou-se guiar pelos conselhos de Noemi (3.5) e pela direção de Deus (2.20) em lugar  das suas preferências pessoais.

4. Afável no trato - O bom relacionamento com a sogra  (4.15) é um exemplo de relacionamento familiar.

A suavidade e leveza da vida de Rute como esposa mostra que pela graça de Deus é possível viver esta dimensão da vida da mulher com alegria e gratidão a Deus!

 III - A MULHER COMO MÃE

1. Frutífera (4.13) - A gravidez e a maternidade como bênção de Deus (Salmo 127.3). A figura da videira frutífera (Salmo 128.3) traz sempre a idéia de alegria. "No interior da casa", a mulher é rainha!

2. Altruísta - (4.14-15). Não pensava no filho só para si, mas ele seria o restaurador da família. Ela gera e educa para o Reino de Deus e para a Sociedade!

3. Testemunha (4.11). Rute tornou-se uma das mães de Israel como foram Lia, Raquel e Débora (Juizes 5.7).

As mulheres que vivem no propósito de Deus são essas mães que Deus levanta para abençoar o seu povo!

Conclusão

Rute entrou para a linhagem real de Cristo (4.17), sendo uma das quatro mulheres mencionadas em Mateus 1.1-6). Nela cumpriu-se Efésios 3.20!
 
Assim como Rute contribuiu para que Cristo viesse ao mundo, as mulheres que hoje vivem no propósito de Deus contribuem também, à sua maneira, para que outras vidas sejam abençoadas por Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...