Pular para o conteúdo principal

Cristianismo Ético.



Começando por explicar o título, diria que ele se assemelha a uma pergunta retórica, aquela para a qual não é necessária resposta. Cristianismo e ética tem que andar lado a lado, se considerarmos que cristianismo verdadeiro implica em integridade, não há nenhum espaço para vivermos numa ética relativa.

Política também existe dentro da igreja, e a despeito da pecha depreciativa que a palavra ganhou em função dos hábitos e práticas brasileiras, a ação política não é em si má. O problema é quando levamos nossas ações anti-éticas para balizar nossas ações políticas.

Tenho vivido a oito anos na vida conciliar na minha igreja e no Presbitério de Petrolina, ao qual está vinculada a minha igreja.

Sempre fui arredio a vida conciliar considerando o que muitas vezes presenciei, mas embarquei nessa a pedido de pastores amigos que queriam minha ajuda na montagem de algo novo. Nunca fui de fazer campanha, mas também nunca fui de me negar a atender um chamado.

Mas tem sido cada vez mais difícil encarar essa vida quando vejo jogos sujos que são realizados de forma a se ocultar debaixo de subterfúgios. Ouvir mentiras sobre si, ou sobre palavras que voce não proferiu é sempre duro. Não poder contar com a ética e discrição dos conciliares sobre os assuntos tratados é ainda pior.

Me entristece ver situações em que homens entendem como um status maior ser levado a um cargo, agindo da mesma forma que nossa política mundana e condenável, comprando votos, visitando os "eleitores", oferecendo barganhas.

De certo não tenho mais idade para ser ingênuo e achar que isso não acontece, mas ao mesmo tempo quero manter uma pureza de pensamento em acreditar que isso não deveria acontecer.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...