Pular para o conteúdo principal

Construindo uma grande igreja



               

Efésios 4.10-16

Sempre ficamos preocupados, discutindo formas e maneiras de nossa igreja crescer.

São mais salas, um templo maior, uma cantina, espaço de convivência,  gabinete, berçário, ar condicionado e lá vamos nós.


No crescimento é necessário a participação de cada um dos membros da igreja, todos se esforçam e é necessário que assim seja para que concluamos os projetos a que nos propomos.


Mas queria falar de um outro tipo de crescimento

CONSTRUINDO UMA GRANDE IGREJA EM DIREÇÃO A ALTURA ESPIRITUAL DE CRISTO


Conforme os versos 15 e16 estamos na nossa vida edificando uma casa espiritual, em direção à altura espiritual de Cristo, crescendo na unidade, no conhecimento do Senhor e na edificação do corpo de Cristo.

Para esta construção precisamos de pelo menos três recursos:


1) Primeiro Recurso: Um sólido fundamento


Para esta tarefa, a de edificar ou construir uma grande igreja, precisamos nos lembrar de que toda construção precisa receber um sólido fundamento. Grande parte do investimento em uma obra acontece antes mesmo que uma parede sequer seja levantada, fica debaixo da terra e nem mesmo podemos vê-lo.


Na igreja não é diferente, ela é edificada por Deus e precisa estar sobre um fundamento seguro. Mas nós já possuímos um grande e poderoso alicerce: "sobre esta pedra edificarei a minha igreja"(Mateus 16.18); "Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular" (Atos 4.11); "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular" (Efésios 2.20).

Muitos estão construindo sobre a areia, precisamos construir sobre a rocha (Mateus 7. 24-27). Não construímos a igreja sobre homens, placas, métodos ou sobre experiências (por melhor e mais autênticas que estas sejam), nem mesmo sobre a tradição. Construímos a igreja sobre Cristo, o sólido fundamento dado por Deus.



2) Segundo Recurso: Trabalhadores disponíveis e preparados


Mas não basta termos somente a base ou o alicerce, precisamos levantar as paredes e para isso precisamos de muito material e de muitos trabalhadores. Os ministros da Palavra, chamados por Cristo, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres não são encarregados de construírem sozinhos esta grande igreja. Estes receberam a missão de treinar e aperfeiçoar cada crente para o desempenho de seu serviço a fim de que a igreja seja edificada (Efésios 4. 11-12).


Bem, o que esta parte da construção tem a ver comigo e com você? Significa que a construção desta grande igreja, casa espiritual, é de responsabilidade de cada um de nós. Nem todos seremos os vitrais da igreja, talvez sejamos um tijolinho que fique escondido dentro da parede, mas se retirarmos ele da parede ficará um buraco que poderá comprometer a beleza e a estrutura do edifício. Nem todos seremos as luminárias que darão brilho à igreja, mas podemos ser um interruptor ou um fio, sem os quais as luminárias jamais brilharão. Ou mesmo um pequeno prego.


Quando estamos ligados e crescendo em Cristo que é a cabeça ou o alicerce, todos estaremos ajudando para que a igreja seja edificada: "segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor" (Efésios 4.16).



3) Terceiro Recurso: Ferramentas adequadas


Não há cristão que não tenha função no corpo de Cristo, precisamos descobrir qual nossa função, qual nosso papel nesta obra. Não há papel ou função mais importante que outra, e não há ninguém que seja impossibilitado ou incapacitado para contribuir nesta construção.


Você ode estar perguntando: Mas como posso ser capacitado para esta obra? Sinto-me tão fraco ou inútil no reino. O Novo Testamento tem boas notícias para nós quanto a esta questão: "Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação" (1 Coríntios 14.26).


A finalidade dos dons espirituais é a edificação do corpo de Cristo, e os dons são concedidos a cada um. Quando nos reunimos, um tem, outro tem, aquele traz e ainda outro. A igreja manifesta a multiforme (muitas formas): "para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais" (Efésios 3.10); "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (1 Pedro 4.10).


Não há ambiente melhor para que isto aconteça do que no grupo pequeno, lá podemos exercer os dons que Deus nos deu, na celebração também existe edificação, mas são poucos exercendo os dons para muitos receberem. No pequeno grupo, todos participam e se tornam agentes de edificação através do Espírito Santo.



Conclusão


Quero concluir contando-lhes uma pequena ilustração: Certo homem contratou um trabalhador para uma obra. Este deveria cavar o maior buraco que pudesse. Sem nada perguntar ao patrão, imediatamente começou a cavar com as mãos e depois de algumas horas estava com as mãos feridas e apenas alguns metros do buraco fora feito. Vindo o patrão verificar como estava indo a obra ficou surpreso com o que viu dizendo-lhe: Somente isto? O trabalhador justificou: se ao menos eu tivesse ferramentas! O patrão rapidamente providenciou pás, enxadas e picaretas. Voltando horas depois havia um buraco um pouco maior, mas o trabalhador estava exausto e quase desistindo. O patrão mais uma vez afirmou: Somente este buraco até agora? Porque você não usa a retro-escavadeira? O trabalhador perguntou-lhe: Mas o senhor tem uma retro-escavadeira? Sim eu tenho, afirmou o patrão. Mas porque o senhor não me deu antes? Porque você não me pediu.

1 Coríntios 12.31: "Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons".


Que Deus nos ajude a edificarmos sua igreja, alicerçados em Cristo, o cabeça, fazendo cada um sua parte no corpo e no poder do Espírito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...