e como isso tem a ver com a nossa dificuldade de comunicação.
Um dos principais mandamentos da Bíblia é o resumo que é feito dos seis últimos mandamentos do decálogo. Algo como "aja com os outros como gostaria que os outros agissem com você". Muita gente acha até que essa frase foi cunhada originalmente por Jesus, mas ela consta lá no livro de Números.
Trata-se de uma regra simples, mas difícil de levarmos a frente e implementa-la em nosso viver.
Juntando isso com a recomendação de sermos verdadeiros nos nossos relacionamentos vejo uma dificuldade enorme em mudarmos certos comportamentos.
Quero tratar aqui de uma questão específica. Imagine-se na seguinte situação: Alguém viu ou achou que viu você fazendo algo condenável. Você certamente, assim como eu e todo o mundo, adoraria que essa pessoa viesse falar conosco imediatamente para esclarecermos a diferença entre tomada e focinho de porco. Seria mais fácil, mas não! Aquele que achou que viu um chifre na cabeça de um cavalo, sai contando a notícia para todo mundo menos para o coitado do cavalo. Chega então o momento em que toda a comunidade sabe do chifre menos o coitado do cavalo. Porque temos essa dificuldade enorme de ao sabermos de algo sobre alguém irmos conversar com a própria pessoa, se isso nos incomoda , ao invés de sairmos compartilhando com outros nossas impressões?
Recentemente em alguns momentos tenho falado de como a vida seria mais fácil se falássemos exatamente o que sentimos, e certamente a vida seria mais fácil se ao discordarmos de algo, falássemos, e a vida seria mais fácil se ao entendermos que alguém errou, falássemos diretamente com ele e esclarecêssemos tudo de forma clara antes de falar com outros.
Se todos adotássemos essa prática fatalmente muitos atritos seriam evitados.
Pense nisso na próxima vez que voce vir um pequeno chifre na cabeça de um pequeno cavalo, pode não ser uma aberração e sim um unicórnio.
Comentários
Postar um comentário